terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IBAMA publica a Lista Brasileira de Resíduos Sólidos




O IBAMA publicou a Instrução Normativa nº 13, de 18 de dezembro de 2012, na qual instituiu a Lista Brasileira de Resíduos Sólidos, sendo um importante instrumento que irá auxiliar a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.
A Lista Brasileira de Resíduos Sólidos têm a finalidade de padronizar a linguagem das informações prestadas a respeito de resíduos sólidos junto ao IBAMA.
A classificação dos resíduos sólidos descrita nesta instrução normativa será utilizada como instrumento a ser utilizado pelo Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, pelo Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, pelo Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos e outros sistemas futuros informatizados do IBAMA que tratarem sobre resíduos sólidos.
Desta forma, a lista apresentada na instrução normativa deverá ser utilizada para a prestação de informações sobre a geração e gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os considerados perigosos:
- pelos usuários dos cadastros supracitados;
- pelos sujeitos passivos da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), quando na entrega do relatório anual;
- pelos participantes do sistema de logística reversa, na identificação dos resíduos e rejeitos sujeitos a logística reversa, quando prestarem informações ao IBAMA;
- nos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) de empreendimentos e atividades licenciados ambientalmente pelo IBAMA.
A classificação dos resíduos sólidos, conforme descrito na introdução do ANEXO I, será definida por códigos de 6 (seis) dígitos, seguindo o critério de envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, de seus constituintes e características e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido, sendo indicado por asteriscos aqueles considerado como perigosos.
Deste a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a padronização da linguagem e terminologias utilizadas no Brasil para a declaração de resíduos sólidos era considerada essencial para a prestação de informações junto ao IBAMA.
Sem esta padronização, seria muito difícil tratar estatisticamente e realizar as comparações necessárias dos dados sobre a geração e destinação dos resíduos sólidos dos diferentes empreendimentos e atividades geradoras de resíduos no Brasil.
A Lista Brasileira de Resíduos Sólidos é inspirada na Lista Européia de Resíduos Sólidos (Commission Decision 2000/532/EC), e utiliza a mesma estrutura de capítulos, subcapítulos e códigos daquela lista, tendo sido adaptadas as fontes geradoras e tipologias de resíduos à realidade brasileira.
A adoção da Lista também facilitará o intercâmbio de informações no âmbito da Convenção de Basileia que dispõe sobre a movimentação transfronteiriça de resíduos sólidos (exportação, importação e trânsito). Será possível, apenas a partir do código do resíduo, classificar o processo que lhe deu origem e saber se ele contém elementos e contaminantes perigosos.
O conteúdo completo da Instrução Normativa e a Lista Brasileira de Resíduos Sólidos pode ser acessada no endereço da Imprensa Oficial, no link: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=20/12/2012&jornal=1&pagina=200&totalArquivos=324

Nenhum comentário:

Postar um comentário